top of page

Atrações Turísticas

Pirenópolis é uma cidade goiana que fica a cerca de 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia. A cidade se tornou o refúgio dos moradores dessas duas cidades. A cidade goiana existe desde 1727 e é tombada pelo seu conjunto arquitetônico,  urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN. Além de histórica, Piri possui diversos atrativos naturais e turísticos que encantam pela sua beleza. Conheça a nossa cidade.

Centro Histórico

 

O Centro Histórico de Pirenópolis abrange a área histórica do município brasileiro de Pirenópolis, no estado de Goiás. Quase um terço da área total do município é tombado pelo Iphan como patrimônio histórico.

A preservação desse patrimônio histórico começou na década de 1989, quando os principais monumentos foram tombados. A partir daí foram promovidas várias ações no sentido de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. O sítio foi declarado, em 1989, Monumento Nacional, pelo Congresso Nacional.

Pirenópolis se tornou um importante pólo econômico no início do século XVIII. Até o início do século XXI, por causa da, por assim dizer, estagnação, Pirenópolis manteve preservada sua arquitetura. Então, as atividades culturais e o turismo começaram a se tornar relevantes, e a preservação e o tombamento dos monumentos começou a ser feito.

Cachoeiras

 

Entre os principais atrativos de Pirenópolis estão as cachoeiras. Ao todo, a cidade goiana possui mais de 80 cachoeiras, porém, somente algumas estão abertas à visitação.

As cachoeiras de Piri encantam pelas suas belezas. Muitas delas oferecem infraestrutura para receber os turistas como área de camping, bar, restaurante, área de lazer e churrasqueiras.

O Temporada Piri escolheu algumas para indicar. São elas: Cachoeira das Araras, Cachoeira do Abade, Cachoeira da Meia-Lua, Cachoeira do Lázaro e Cachoeira Vargem Grande.

Rua do Lazer

 

A Rua do Lazer é hoje um atrativo consagrado de Pirenópolis. É o ponto de encontro de festas, shows, gastronomia e lazer. É uma quadra da histórica Rua do Rosário com vários restaurantes e bares que servem uma diversificada gastronomia, instalados em casas estilo colonial, iluminada por postes de luz de um amarelo romântico. Há quem venha à Piri apenas para curtir a Rua do Lazer, sua noite e seus agitos.

Sua história é muito interessante. De uma pacata rua residencial, habitada por tradicionais moradores, virou uma agitada rua de comércio, que durante o fim de semana adentra as madrugadas com o agito noturno de bares e restaurantes com música ao vivo e mesas e cadeiras espalhadas pela rua e calçadas.

Este trecho da Rua do Rosário foi decretado com Rua do Lazer em 13 de maio de 1997 por meio do decreto municipal nº 614/97. 

Festas Tradicionais

 

Festas religiosas, profanas, folclóricas e eventos turísticos já consagrados que acontecem todos os anos em Pirenópolis.

Carnaval: A prefeitura costuma promover um Carnaval de Marchinhas. Existem blocos carnavalescos que saem à rua e acontecem bailes fechados em clubes, pousadas e restaurantes.

Festa do Divino Espírito Santo: A maior e mais intensa festividade de Pirenópolis. Tombada como Patrimônio Imaterial Brasileiro. As Cavalhadas fazem parte da festa.

Festival Gastronômico de Pirenópolis: O Festival Gastronômico de Pirenópolis acontece desde 2003 e reúne na cidade renomados chefs de Goiás e outros estados.

Canto da Primavera: O Canto da Primavera em Pirenópolis acontece desde 2000, este festival busca trazer a miscigenação da música brasileira, em seus mais variados estilos e linguagens.

Flipiri: A Festa Literária de Pirenópolis ocupa importantes pontos de divulgação cultural no Centro Histórico de Pirenópolis.

Ecoturismo

 

O ecoturismo em Pirenópolis é com certeza um dos pontos altos da cidade e o destino escolhido por aqueles que desejam descansar em um ambiente tranqüilo e cercado de natureza.

Suas diversas cachoeirasparques, serras e reservas ambientais fazem parte do roteiro dos milhares de turistas que visitam a cidade.

A maior reserva é o Parque Estadual Serra dos Pireneus, que fica nos municípios de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho de Goiás, abrangendo uma área de 2.833 hectares e abrigando uma vasta vegetação do cerrado.

Pirenópolis está cheia de opções agradáveis para quem quer se divertir. Rappel, mountain biking, trekking e off road podem ser boas opções para quem pretende se aventurar com mais emoção.

bottom of page